17 agosto, 2005

Pré-venda, sabe fazê-la?

Quando um cliente assina uma encomenda, para muitos vendedores termina o seu serviço, pelo menos desta visita. Puro engano, pois aí começa o verdadeiro serviço, que é no PREparo da próxima venda. Favor não confundir com pós-venda, que vêm depois de uma venda em si e pode ser controlada por um departamento específico, como pelo próprio vendedor.

Por mais simples que seja o seu sistema ou software de vendas, um grande vendedor pode armazenar dados (que se transformarão em informações) sobre o seu cliente como:
- Dados do cliente em si (o que comercializa, de quem compra, como compra)dados do comprador (pessoais, manias, gostos e defeitos)
- Dados dos formadores de opiniões (balconistas, gestores de stock, repositores)
- Dados da região em que o cliente está estabelecido (litoral, metropolitana, agrícola)
- Dados sobre as últimas compras feitas- dados sobre os últimos pedidos perdidos (preços, prazos, stock, desorganização, por não ter uma pré e uma pós-venda na empresa)
- Dados sobre os cenários que estão a ser projectados (agora no Alentejo é tempo de seca; portanto há grande procura sobre bombas de sucção e perfuração d’água, de caixas ou reservatórios d’água, de adubos devido à terra árida e seca, etc.)
- Dados sobre os costumes e épocas vindouras e cruzá-los com os produtos que já vendeu e que sua empresa fabrica/comercializa, fazendo uma pré-concepção do que seus clientes podem comprar
- Dados sobre a sua concorrência (quem são, quantos são, como actuam)

De posse de todos estes dados, um grande vendedor pode PREparar ou fazer um planeamento daquilo que vai fazer, como vai e quando vai fazer. Ele saberá o quanto poderá vender e já entrará em seus clientes pré-determinado, bastando – em tese – fazê-lo assinar o pedido. É fácil, pois é como conquistar uma namorada: basta observá-la, procurar conversar com suas amigas e quem sabe, se aproximar de sua família. Depois agradá-la que o encanto acontece. Quantas vezes estamos à frente de um cliente e ele está nos dando diversas dicas daquilo que precisa e nós – por não estarmos PREparados, deixamos de vender? Os agricultores utilizam – hoje – de recursos que podem PREver com vários dias de antecedência se vai chover ou não, mas os mais antigos, associam este software com a intuição e a observação ao meio em que estão (cenário), pois dele advém os resultados. Se ocorrer geada sobre o barro é sol que racha; se o vento é norte, três dias de ventania e depois temporal, entre outros.

Em marketing, ao planearmos um novo negócio ou num planeamento estratégico, usamos a matriz FOFA (Força e Oportunidades; Fraquezas e Ameaças) que analisa os mercados internos e externos em que estamos a participar ou que iremos participar. Externamente temos as oportunidades como as tendências que se estão a pronunciar (seca) e as ameaças, como a diminuição da renda, consequentemente da pouca circulação de moeda em virtude da diminuta colheita que haverá. Já no ambiente interno (empresa) têm as forças (pontos fortes) que a organização ou você detém e que podemos interferir directamente (rapidez de entrega, prazos, promoções, campanhas, etc.) e as fraquezas (pontos fracos) aonde a concorrência ou as nossas próprias deficiências nos impedem de vender mais. Em pré-venda podemos usar esta matriz, sendo o cliente o centro. Basta identificar a FOFA e teremos melhores condições, como o facto de poder agregar um serviço em um produto, diferenciando-o ao da concorrência: ponto forte; basta que o analista de crédito não perceba o tamanho do cliente (oportunidade) que deixamos de vender para um grande cliente. Isto é decorrente de uma falta de visão às oportunidades que o mercado nos mostra. Muitas vezes os vendedores não pesquisam sobre os clientes em que irão actuar. Chegam lá sem nada saber, achando que a marca que trazem com eles é suficiente para fechar uma venda. Se isto fosse verdade, as tubainas (refrigerantes não famosos) não existiriam.

Portanto, vender não é para qualquer um, como antigamente se dizia: “vai ser vendedor”. Hoje são necessários diversos requisitos e um deles chama-se pré-venda: saber o quê e como se vai vender. Podem chamar de estratégia de vendas, mas é uma pré-venda. Tanto o é que muitas empresas têm formulários pré-preenchidos com os produtos que os clientes já compram, bastando ir colocando as quantidades. Mas para chegar a este estágio, o quanto não foi feito e gasto? Quantas pesquisas e análises foram feitas? Uma pré-venda é uma análise do que ocorreu, ocorre e poderá ocorrer.

Cada venda deveria ser analisada e PREparada como se fosse um negócio novo. Devemos chegar ao cliente como se fosse a primeira vez, mas se formos como Cabral foi ao Brasil, podemos até descobrir grandes clientes, mas com certeza perderemos muitos, porquê Cabral preparou-se para uma viagem e nada sabia do mercado (cenário) que havia, achava que o que tinha era suficiente. Se o Brasil fosse mais longe, com certeza teria naufragado, porque sua pré-viagem foi baseada em poucas informações e com base em experiência (é valido) e na intuição (ajuda). O mesmo ocorre com muitas empresas que querem abraçar o mundo, quando mal conseguem abraçar a sua vizinhança.

Antes de determinar à sua equipa de vendas no preparo de novas vendas, analise se as últimas foram bem finalizadas, se os clientes estão satisfeitos e se seus desejos foram atendidos. De nada vai adiantar uma pré-venda se a venda anterior foi mal feita. Elimine a causa para depois investir.

“Seja grande com atitudes grandes”.

9 comentários:

Anónimo disse...

realmente a pre-venda e tudo,eu reconheco que tenho que fazer mais pre venda,mas o que e pre venda ,e uma sondagem,uma pesquisa,para saber os gostos de seus clientes atuais e de seus futuros clientes,e tambem divulgar os seus produtos a possives consumidores e clientes,e nao perder ocntato com eles ou elas,e realmente eu tenho que fazer muito a pre venda.mas eu nao desisto,e gostei muito do mundo comercial,continue assim.

Anónimo disse...

e verdade na pre venda voce esta prevendo futuras encomendas e pedidos,e como se diz na pre venda a venda nao esta acabando esta começando e continuando,alem do mais e importante tambem manter um relacinamento com o cliente ele pode nao comprar ,no proximo pedido ,mas na data mais adiante ele comprara.portanto nao desista imediatamente de um cliente.

Ricardo Azevedo disse...

Obrigado pelo comentário!

O blog está mesmo precisando de leitores!

Ricardo Azevedo

Anónimo disse...

Tema interessante!

É desse tipo de documentario que nos precisamos se interessar e procurar conhecer cada vez mais!

Parabens Ricardo!

Att.

Simone Silvano
DEPS TECNOLOGIA
Criciúma - SC.

Luca Oliveira disse...

Olha Ricardo.
Gostaria de saber que na pré venda
é feita uma pesquisa de mercado e como eu posso agregar valores para fechar uma venda

Luca Oliveira disse...

Ricardo.
fui em uma entrevista para vender
Motocicletas a banca de jurados
passou várias situações todas em equipe .Já trabalhei em Multinacional (fast food). Pediram para eu aguardar contato.você saberia disser se eu tenho Chance de ser Contratado ou chegou a hora de eu fazer um curso de vendas?

Anónimo disse...

Bom oqué eu aprendi sobre pré venda e pós venda é que vc deve sempre completar uma venda pois se seu cliente estiver satisfeito com seu conteudo e suas ideias e os produtos de sua empresa,pode ter certeza que ele irá voltar ;*

Unknown disse...

Oiii Ricardo
adorei a sua explicação estou fazendo tec.adm e meu projeto é de logistica na parte de armazenamento e distribuição o meu setor é o comercial...essa explicação me deu novas ideias
bjs

Anónimo disse...

qual é a responsabilidade de um pré vendas