30 agosto, 2005

O NEGOCIADOR

Por: Moacir Moura

Facilidade para se relacionar com pessoas desconhecidas, jeito para conduzir bem o primeiro contato. Vender é lidar com gente diferente toda hora. Saber interpretar as necessidades explicitas e as que ainda não estão aparentes.

Muitas vezes é preciso ouvir com dedicação para oferecer o produto que realize os sonhos dos clientes, mas que se encaixem no orçamento da família. A qualidade da venda é importante para todos os personagens envolvidos (cliente, empresa e vendedor).

Aprender, exercitar e desenvolver sempre a habilidade de negociação. Trabalhar as objeções e as controvérsias sem medos nem constrangimentos. Vender é, essencialmente, negociar. O vendedor que não tiver essa habilidade correndo em suas veias, vai pensar que o primeiro não do cliente significa um não definitivo. E perde preciosa oportunidade.

Não essa negociação vazia que não leva em conta a satisfação do cliente. Negociar, negociar, negociar cada vez mais. Encontrar a melhor forma para satisfazer as necessidades do consumidor, viabilizando a venda. Proporcionar uma excelente experiência de compra em todas as fases do negócio. Antes, durante, depois. Se comprometer com o sucesso ou a satisfação do cliente.

Os melhores vendedores se destacam e ganham o respeito do cliente quando atendem bem sempre, mesmo que se trate de reclamação ou de uma devolução. São profissionais que se interessam pela satisfação plena das pessoas que são a razão do seu sucesso.

O pós-venda possibilita a construção de uma rede de relacionamento, o maior patrimônio do profissional de vendas. Pessoas que vão além da compra e transformam-se em suas defensoras.
Muita disposição e disciplina para aprender sempre. Médico que não participa de congressos com frequência coloca a vida do paciente em risco. Vendedor que não tem a cultura do aperfeiçoamento contínuo coloca a sua carreira em risco. Cursos, leitura, trabalho consciente, dicas da chefia e procurar aprender com os clientes também. Eles são ótimos professores.
O vendedor do Século XXI precisa se familiarizar com as novas ferramentas disponíveis. Além da velha e conhecida agenda, celular, e-mail, telefone, fax, computador, etc.
São instrumentos que podem multiplicam sua eficiência e agilizar seu trabalho em vários aspectos. A tecnologia, cada vez mais barata, está aí para servir o ser humano.
O sucesso duradouro em vendas tem muito a ver com comportamento. A forma como canalizamos nossas energias e conduzimos nossos pensamentos. Um filósofo famoso já disse que tudo o que procuramos, encontramos.

Portanto, vale a pena procurar somente coisas boas em nós, que por certo encontraremos, ainda que estejam escondidas na profundidade da alma. Atitude positiva diante da vida é um outro atributo fundamental para você ter sucesso na carreira que abraçou.

Moacir Moura é palestrante, escritor e especialista em gestão e motivação de pessoas. Contrate uma palestra, se 100% dos participantes não gostarem, sua empresa não pagará nada.

1 comentários:

Anónimo disse...

OlÁ MOACIR, VOCÊ FOI BEM ANIMADOR E AFIRMATIVO EM VOSSAS PALAVRAS, GOSTARIA PODER VER MAIS ARTIGOS E COMENTÁRIOS. ESTOU INICIANDO NA ARÉA DE PRÉ-VENDA, VOCÊ TERIA ALGUMA INDICAÇÃO FOCADA NESSA ARÉA ?? ABS

THIAGO MACHADO