10 agosto, 2005

Orgulho em ser vendedor!


Sempre que abrimos os classificados de qualquer jornal, deparamo-nos com imensos anuncios a pedir comerciais. Já nos habituamos tanto a esta realidade que por vezes nem lemos esses anuncios... Pelo que vejo, já ninguém dá importância à profissão de vendedor, porquê? Foram criadas tantas empresas, tantos negócios duvidosos e nós perdemos credibilidade... Será que é mesmo assim?

Comecei a vender tinha 20 anos (quando digo isto, parece que foi à imenso tempo, mas na verdade poucos mais anos tenho!), era apenas um puto esperto, sem nunhuma experiência de vendas... E eu pensei, "bem... se a minha conversa resulta com mulheres, também vai resultar com negócios!"... Só tinha que encontrar uma estratégia para angariar clientes, trabalhava numa pequena empresa de informática de um primo meu, e o objectivo era criar clientes empresas... Acabei por descobrir que a reciclagem de consumíveis (que tinha surgido à pouco tempo) seria uma boa opção... Afinal as empresas querem sempre poupar, e se a qualidade for semelhante óptimo! Acabei por me safar bastante bem... E consegui criar bastante clientes de reciclagem e daí transportei alguns deles em clientes de computadores, servidores e afins...
Mas... Detestava vender! Sempre que fazia prospecção ouvia tudo o que queria e o que não queria ouvir! Achava aquilo horrível... Acabei por encontrar uma solução mista para mim! Prestar assistência técnica e vender... Tive sucesso também...
Bem, se continuo nunca mais termino! A verdade é que consegui alcançar tudo aquilo que sempre quis, acabei a fazer grande parte da gestão da empresa e torna-la numa das empresas mais respeitadas da área...

Hoje trabalho numa das empresas de informática mais respeitadas a nivel nacional, estou cá desde Janeiro, se já sabia que tinha jeito para vender, agora tenho a certeza que nasci para vender! Sinto orgulho em ser vendedor, pode ser estranho para a maioria das pessoas, mas é verdade! Adoro ser vendedor!

Antigamente o "caixeiro viajante" que é o actual "comercial" ou "gestor de clientes", era muito respeitado, era ele que conhecia toda a gente e sempre que passava por algum lado estava toda a gente à espera da sua chegada... Hoje em dia esse "caixeiro viajante" tem uma profissão com um nome diferente e vista de forma diferente... Mas sempre que alguém que me pergunta o que faço, não digo "sou comercial" ou "sou gestor de clientes"... digo "sou vendedor de informática e adoro aquilo que faço!".

Lembrem-se, grande parte do sucesso de um vendedor é gostar daquilo que faz, da camisola que veste e principalmente acreditar nas sua próprias palavras!

Sejam felizes! e... BOAS VENDAS!

7 comentários:

Anónimo disse...

Comecei à bem pouco tempo como comercial mas uma coisa já é um dado adquirido...é horrível trabalhar em Agosto...Ninguém atende o telefone...O patrão nunca está..enfim...

Boa sorte para o blog...

Ricardo Azevedo disse...

Olá Patrícia!
Bem vinda ao blog! E desde já agradeço a sua participação...
Como trabalha à pouco tempo como comercial, não pode exigir um mês de Agosto fantástico... Para tudo há que ganhar experiência e saber semear para mais tarde colher! Acredito que o próximo mês de agosto seja bem melhor, terá mais experiência, e saberá como gerir este mês...

Qual a sua área de trabalho?

Ricardo Azevedo

Unknown disse...

Olá,
Não sei se o seu Blog ainda está activo...estou desempregada á 3 anos, trabalhei desde os 25 Anos como Comercial na área Textil e neste momento estou a fazer uma formação em E-learning "Em como ser um bom comercial", fz uma pesquisa na Nett e o seu apareceu... estou a gostar muito de o ler, vai ajudar nas matérias.

Ricardo Azevedo disse...

Sim, está activo! Apesar de não fazer "bloguismo" uma obsessão e de vez em quando coloco mais um artigo em cada um deles!
Fico feliz por saber que está a ter formação na área comercial, pois como disse num artigo do blog "Formação precisa-se!"... Contudo esta só resulta com muita prática, ou seja, de que vale muita teoria se não a podemos aplicar?!
Motíve-se! Procure um emprego que lhe dê todos os dias vontade de levantar da cama e ter algo em que acreditar!

São poucos os visitantes do blog e fico sempre contente quando alguém comenta! Muito obrigado!

Ricardo Azevedo

Unknown disse...

Ola Ricardo

Eu estou entrando na area de vendas e pelo o que vejo não foi uma escolha ruim da mim=nha parte pois sempre vejo comentarios e boas perspectiva para esse ramo de atividade! eu espero me dar bem! pois eu tenho 24 anos e faz 5 anos que trabalho por conta propria trabalhava no ramo de informatica (lan house) e estou saindo do ramo porque cai na besteira de confiar em socio! resumindo não deu certo. E por isso estou mudando de ramo e estou entrando no mercado convencional.
Se poder me dar algumas dicas ficaria agradecido!!!!

Anónimo disse...

Bom, eu trabalho com vendas desde os 14 anos hoje tenho 19, não obtive, muito sucesso profissional, até por trabalhar em pequenas lojas, hoje estou numa rede maior com cerca de 80 loja, mais ainda me sinto pequena, e quero crescer muito, sei que tenho o dom de vendas e o aplico, mais e dificil, ganhar credibilidade até pela pouca idade, hoje estou investindo em administração de recursos humanos, porque pretendia muito sair da aréa comercial, que me sugava muito e não estava recebendo a devida recompensa, o que devo fazer vejo que a aréa comercial, e o que eu gosto sempre me sinto uma vencedora, quando estou atendendo um cliente, e consigo sinti o que ele procura rever o que ele procura em também em necessidades para eles.. saber adora vender mais o não sei mais o que fazer, sempre estive na aréa de varejo de confecções.

Anónimo disse...

olá o meu nome é Patricia tenho 21 anos e sou vendedora desde os 17 e parece que ser vendedora tá no meu destino! Actualmente trabalho para uma grande empresa do sector alimentar e adoro a minha profissão! mas claro verdade seja dita nos vendedores adoramos o que fazemos não só por a remuneração mas no meu caso també pela liberdade! poder correr o pais todo! apesar de sozinha adoro, conhecer toda a gente é uma sensação de renovação de liberdade é espetacular! BOAS VENDAS!!